Como escolher móveis ecologicamente corretos

Publicado em 16/10/2023

Compartilhe:

Opções sustentáveis contribuem não apenas com o bem-estar do planeta, mas também com a qualidade do ar dentro do imóvel. Saiba mais.

O consumo sustentável é fator decisivo de compra para 32% dos brasileiros. O dado é de um estudo da Nielsen e mostra que a preocupação com a sustentabilidade tem aumentado cada vez mais. O comportamento se estende à decoração, mais especificamente aos móveis planejados, com aumento da busca por materiais e processos que não gerem impactos negativos à natureza.

E não é só isso. Móveis ecologicamente corretos também têm a vantagem de comporem ambientes mais saudáveis para quem mora neles.

O pensamento sustentável relacionado à móveis pressupõe algumas questões importantes – as matérias-primas utilizadas, os processos produtivos, a durabilidade do produto final e a sustentabilidade social.

Um pouco de pesquisa e consideração é tudo o que você precisa para fazer uma escolha que beneficiará o meio ambiente e a saúde de sua família a longo prazo.

O que são móveis sustentáveis?

Existem os feitos com materiais produzidos de forma sustentável e os que reciclam e reutilizam outros itens. São móveis que utilizam materiais que têm um impacto negativo mínimo no meio ambiente, como madeiras ou outros materiais provenientes de fontes renováveis e um mínimo de substâncias químicas que possam poluir o meio ambiente. 

Exemplos desses materiais conhecidos como eco-friendly são as madeiras certificadas, o MDF de baixa emissão de formaldeído e as tintas à base de água.

Ar mais puro, dentro e fora de casa

Os móveis ecológicos, feitos com materiais naturais, causam menos danos ao ambiente e tornam o ar da sua casa mais seguro. Por utilizarem quantidades mínimas de produtos químicos, liberam menos poluentes prejudiciais, como os temíveis compostos orgânicos voláteis (VOCs).

Tintas, tecidos, móveis, carpetes e materiais de construção podem liberar essas substâncias, causando problemas como alergias, enxaquecas e asma. Por isso é tão importante buscar móveis que não utilizem esses materiais, ou que tenham o mínimo possível deles na sua composição.

O que um móvel ecologicamente sustentável deve ter?

Reconhecer um móvel dessa natureza é relativamente fácil. Você só precisa se atentar para algumas questões. Primeiro, perceber se a peça é durável. Se não for, logo poderá acabar em aterros sanitários, poluindo o meio ambiente. Nesse caso, o barato sai caro.

Outro ponto importante é verificar quais materiais e produtos químicos foram usados ​​na produção da peça, como os formaldeídos, por exemplo. No caso de estofados, é preciso se certificar de que o fabricante não pulverizou o tecido com um produto químico para resistir a manchas. Por isso, sempre é melhor escolher um material de microfibra ou couro, que não precisam passar por esse processo. Para os acabamentos, a melhor opção é a tinta à base de água.

Prefira materiais mais duráveis, como o bambu, a pedra ou a porcelana, que exigem acabamentos menos prejudiciais e não afetam as florestas.

Se tem uma (ou mais) dessas certificações, está tudo bem!

- Esforço de Recuperação do Carpete America (CARE):

Essa parceria entre a indústria e o governo aumenta a reciclagem e a reutilização de carpetes para reduzir a quantidade de carpetes velhos destinados a aterros sanitários.

- Berço ao berço (C2C):

Mobiliário certificado C2C pode ser desmontado para ser reparado e reciclado ou para que as peças sejam substituídas. Esta prática prolonga a vida da peça e a torna mais sustentável, porque a mantém fora de um aterro.

- Eco3Home:

Essa etiqueta de suspensão certifica que o fabricante foi responsável por sua terceirização e fabricação e, além disso, pode fornecer informações de segurança, saúde e meio ambiente para cada produto registrado.

- Certificação FSC (Forest Stewardship Council):

Móveis certificados pelo FSC utilizam madeiras colhidas de forma responsável e atendem aos requisitos do Forest Stewardship Council.

- Selo Verde de Aprovação:

Esse selo está disponível para muitas categorias, como produtos de limpeza e beleza, materiais de construção, tintas, revestimentos e eletrodomésticos. Para conceder a aprovação, cientistas e engenheiros avaliam as embalagens, os ingredientes, a logística e a fabricação do produto.

- Etiqueta Verde Plus:

Procure essa tag para garantir que o tapete que você está comprando, por exemplo, emite a menor quantidade de produtos químicos.

- Certificação GREENGUARD:

Essa certificação refere-se a produtos de interiores, como materiais de construção e móveis com baixa emissão de substâncias químicas. Ela serve a você e ao meio ambiente, porque os produtos certificados pela GREENGUARD não afetam a qualidade do ar.

- Certificado LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental):

O LEED promove e premia uma abordagem de construção integral para a sustentabilidade. Para certificar um edifício, o LEED verifica cinco categorias: economia de água, eficiência energética, desenvolvimento local sustentável, materiais sustentáveis ​​e boa qualidade do ar interior.

- Baixo COV:

O baixo COV no rótulo de um produto significa que seu acabamento é à base de água ou não contém produtos químicos que possam liberar gás ou outras substâncias tóxicas no ar.

- Certificação de Madeira Redescoberta, Rainforest Alliance:

Esta certificação confirma que uma peça de mobiliário realmente usa madeira recuperada.

- SBD – Sustentável por design:

A SBD direciona seu programa para os fabricantes que produzem e fabricam móveis domésticos de forma sustentável.

- Zero resíduos a aterro:

Esse selo é concedido a empresas que enviam menos de 1% de seus resíduos para um aterro.

Se você ainda tiver dúvidas sobre móveis planejados sustentáveis e ecológicos, procure a Italínea. Teremos a maior satisfação em conversar sobre isso com você.

Artigos relacionados

Fonte: Italínea - departamento de Marketing

Siga-nos no Instagram

@qgdesignitalinea
Solicite um orçamento

Solicite um
orçamento

Os móveis planejados dos seus sonhos estão esperando por você! Temos os especialistas perfeitos e prontos para desenvolver seu projeto de vida feliz de forma única e personalizada.