Estratégias inteligentes para organizar roupas, acessórios e objetos pessoais

Publicado em 19/10/2023

Compartilhe:

Veja dicas úteis para a organização de seu closet, deixando o seu dia a dia mais fácil. Leia aqui!

Você tem horário para um compromisso, mas simplesmente não encontra, entre as suas coisas, aquela peça de vestuário ou acessório que está procurando. Quem já não passou por isso? E dependendo do nível da bagunça, você não encontra nada mesmo.

A boa notícia é que são, muitas vezes, pequenas ações que podem fazer a diferença nesse sentido. Na hora de desenvolver os seus móveis planejados, é importante ter essa organização em mente.

Então, bora deixar a vida menos estressante com soluções inteligentes? Siga essas dicas.

Separe as peças por cores

Esse tipo de organização, além de ter um efeito visual interessante quando você abre o closet, impede que você perca completamente de vista algumas peças menores, como regatas ou blusas com alças.

Comece o gradiente a partir dos tons mais claros, seguindo para estampados e por último para os escuros. Como se fosse uma caixa de lápis de cor.

Cada tipo de roupa em seu lugar

Roupas de frio ou de calor. Você precisa saber exatamente onde achar cada uma delas. Por isso, a sugestão é colocar blusas nos cabideiros superiores e calças, bermudas e shorts nos inferiores. 

Se tiver uma seção de maior altura entre o cabideiro e a prateleira inferior, é ali que devem ficar os vestidos. Para guardar peças frágeis ou delicadas em cabides, coloque uma proteção adicional, como uma capa plástica ou de tecido. O contato com outros itens ou manuseio apressado acabam prejudicando os detalhes da costura e outras aplicações.

Roupas de trabalho ou de passeio usadas rotineiramente merecem ficar sempre à vista, para que você possa encontrá-las sem dificuldades.

Cabides na mesma orientação

Posicione os ganchos dos cabides com as aberturas sempre voltadas para o fundo do armário. Isso facilita o manuseio das peças, principalmente na retirada, pois é só puxar.

Gavetas e prateleiras

Esse é o lugar ideal para guardar roupas íntimas, meias e itens de praia. As roupas fitness também vão numa prateleira ou gaveta exclusiva, preferencialmente dobradas e enfileiradas ao invés de empilhadas, o que não prejudica a organização das demais ao retirar uma das peças.

Prateleiras são ótimas para organizar os sapatos, pois eles não correm o risco de serem amassados por alguma outra peça ou objeto, o que poderia prejudicar o seu formato original.

Cabideiros e barras de suspensão

Eles são perfeitos para pendurar roupas como vestidos, blazers, camisas e casacos. Opte por cabideiros com múltiplos níveis ou barras de suspensão extensíveis, para aproveitar ao máximo o espaço vertical do seu closet. Isso permitirá que você pendure mais roupas em um espaço limitado.

Organizadores organizam

Como o próprio nome já indica, esse tipo de item não pode faltar na hora de colocar roupas, acessórios e objetos pessoais em ordem. Gravatas, cintos, sapatos, roupas íntimas, meias, tudo fica bem acondicionado e disponível num organizador. Os do tipo colmeia, em tecido, são ótimos para gavetas com peças de vestuário menores e mais delicadas.

As caixas feitas de material mais rígido servem bem para que você coloque suas maquiagens ou outros cosméticos. O importante é que contem com divisões internas para cada tipo de objeto, já que a ideia é organizar.

Cestos ou caixas maiores, sem divisões internas, são boas para guardar roupas de cama e cobertas. Para não se perder, cole etiquetas nas caixas e especifique o conteúdo de cada uma delas.

Roupa de cama e banho

Para não ter que revirar toda a prateleira destinada a roupas de cama sempre que quiser retirar um lençol ou uma fronha, dobre todas as peças de cada conjunto em formatos e tamanhos semelhantes, mantendo-os juntos.

Mantas e edredons podem ser enrolados e empilhados para economizar espaço, de maneira que você possa visualizá-los facilmente. Toalhas seguem a mesma lógica: os pares de corpo e rosto podem ser enrolados juntos, ou dobrados de forma convencional.

Bolsas e malas

Se o closet tiver maleiro, opte, é claro, por deixar as malas de viagem nele. Preveja essa necessidade na hora de planejar os móveis. 

Como as malas ficam por muito tempo sem utilidade, já que você viaja uma ou duas vezes por ano, é importante protegê-las da ação de fungos, bolor e ácaro. Coloque sachês de sílica em gel ou naftalina no interior delas.

As bolsas devem ser armazenadas com o zíper sempre fechado. Para guardá-las, existem sacos coloridos de TNT ou mesmo sacos plásticos. Isso vai evitar que elas peguem poeira.

Exerça a solidariedade

Aproveite esse momento de organizar e faça uma triagem em suas roupas, acessórios e objetos pessoais. Retire todas as peças do closet e avalie quais você usa com frequência e quais estão ocupando espaço desnecessariamente. Doe ou venda o que você que não usa mais, abrindo espaço para itens novos e ajudando a manter tudo mais organizado.

Preste atenção, porém, no que vai descartar: modelos étnicos, que são atemporais e permitem várias composições, clássicos como jeans e terninhos, e peças feitas com materiais de qualidade devem ser mantidos.

Em algum momento você com certeza encontrará o uso ideal para eles. Você também pode guardar as roupas que precisam apenas de uma reforma. Durante as compras, analise o que já possui e compre somente o necessário. Melhor ainda se, ao comprar uma peça, outra seja descartada. Isso evita a acumulação.

Agora você já sabe como a organização é importante e o que você deve fazer para consegui-la. Os móveis planejados podem ser pensados para ajudar nesse sentido. Conte com a Italínea para maiores orientações sobre o assunto.

Artigos relacionados

6 segredos para um closet dos sonhos

Por que vale a pena ter um quarto com móveis planejados?

5 truques de decoração moderna para se inspirar

Fonte: Italínea - departamento de Marketing

Siga-nos no Instagram

@qgdesignitalinea
Solicite um orçamento

Solicite um
orçamento

Os móveis planejados dos seus sonhos estão esperando por você! Temos os especialistas perfeitos e prontos para desenvolver seu projeto de vida feliz de forma única e personalizada.