10 Ideias de Móveis Multiuso para Espaços Pequenos

Publicado em 23/10/2023

Compartilhe:

Veja algumas ideias de móveis com mais de uma utilidade que melhora vida em espaços reduzidos. Saiba mais!

Nós vivemos na época dos imóveis compactos. As pessoas dormem no mesmo lugar em que trabalham, comem, exercitam a leitura... Enfim, fazem tudo num pequeno espaço, onde querem se sentir confortáveis e ter tudo ao alcance da mão. Os designers de móveis, atentos a essa tendência, tiveram que adaptar os seus modelos.

Com casas e apartamentos cada vez menores, os móveis planejados multiuso são soluções inteligentes para otimizar espaços reduzidos, tornando-se os novos queridinhos de muita gente. E isso é fácil de entender: eles possuem várias funcionalidades e ainda ajudam a economizar metros quadrados preciosos dentro de casa.

Entre os inúmeros móveis multiuso possíveis, existem alguns que têm feito muito sucesso. Confira quais são eles e aplique essas ideias no ambiente onde você vive.

Mesa dobrável

As cozinhas americanas tornaram-se tendência no Brasil, porque simplificam e aproveitam melhor cômodos reduzidos, conectando sala de estar e cozinha. A socialização ganha com isso. Nesse modelo de cozinha, é bem complicado inserir uma mesa ampla, com capacidade para um número grande de pessoas. Nesse caso, as mesas dobráveis são um achado, pois podem ser usadas apenas quando necessário, mantendo-se discretas e sem atrapalhar o movimento durante o resto do tempo.

Estantes multiuso

As estantes antigas eram móveis gigantes e tinham como função principal abrigarem os televisores. As famílias se reuniam à noite na sala, em frente ao aparelho, para curtirem juntos a programação. Porém, o modelo de famílias tem se modificado, bem como seus hábitos.

Além disso, as estantes foram substituídas por racks, bem menores, e os aparelhos de televisão cada vez mais finos, passaram a ser fixados na parede. Assim, as estantes ganharam uma nova função: tornaram-se divisórias para ambientes. Ainda cumprem, no entanto, a função de guardarem livros e servirem de base para objetos decorativos.

Armários organizadores

Os armários são muito importantes para manter a casa organizada. E, se forem multiuso, melhor ainda. Principalmente na cozinha, onde podem ser úteis para guardar desde alimentos a utensílios domésticos. Dependendo do seu tamanho e formato, podem assumir até o papel de uma pequena mesa para as refeições ou uma bancada para o preparo de alimentos.

Nichos

O nicho é o típico exemplo de móvel coringa para ambientes reduzidos, onde as paredes também precisam se tornar úteis. E faz isso de uma forma muito inteligente. Com ele, você pode guardar diversos objetos sem ocupar o espaço de circulação e ainda dar um toque diferente na decoração dos cômodos.

Sofá-cama

Há algumas décadas, alguém teve a ideia de criar um móvel que fizesse o papel de sofá, porém escondesse nele uma cama, que poderia ser aberta quando fosse necessário. A novidade surpreendeu a todos. Hoje, o item já nem causa mais tanta surpresa e está presente numa grande quantidade de lares, principalmente naqueles em que não há espaço sobrando.

Ele é especialmente útil quando há visitas na casa. Assim, o dinheiro do hotel pode ser investido num passeio e a integração entre hóspedes e anfitriões fica bem mais intensa e interessante.

Cama Escritório

A pandemia trouxe ao mundo uma nova forma de trabalhar que, para muitos profissionais, veio para ficar: o home office. Isso também revolucionou o lugar onde as pessoas habitam, pois fez-se necessário conjugar trabalho e descanso no mesmo espaço. Novos móveis pediram passagem nesse cenário, como a cama-escritório, muito funcional, já que abre a possibilidade de transformar a cama em uma mesa sempre que houver necessidade. É ideal para um quarto de visita ou, em caso de morar em uma kitnet, para expandir o ambiente.

Outra possibilidade é a cama embutida, que pode ser recolhida e virar parede durante o dia.

Mesa de apoio

Mesas laterais ou de apoio podem ser usadas para inúmeras finalidades, dependendo de onde estiverem. No canto da sala, podem ser um minibar, servindo de suporte para suas bebidas favoritas. Se essa não é a sua vibe, as mesas também podem servir para expor pequenos vasos de plantas, como suculentas, que deixarão o ambiente mais vivo e próximo da natureza.

Agora, se as mesinhas forem colocadas no quarto, podem fazer o papel de mesa de cabeceira, apoiando uma luminária e seu livro preferido, para aquela leitura antes de dormir. Modelos com mais de uma prateleira são perfeitos para a sua coleção de objetos ou porta-retratos de familiares, festas e viagens.

Biblioteca Escritório

Coloque-se diante da seguinte situação: você precisa escolher entre ter uma biblioteca ou ter um escritório. Escolha difícil, né? E se você pudesse decidir por ambos? Há móveis multiuso que permitem isso.

Você poderá ler, escrever, trabalhar e ainda ter um local adequado para guardar e expor seus livros. E tem mais uma vantagem: esse modelo de móvel também pode servir como divisor de ambientes em sua casa ou apartamento.

Bancos e cadeiras empilháveis

Mais uma ótima opção para compor cozinhas, quartos, varandas cobertas ou aquele cantinho favorito da casa com visual mais despojado. Geralmente, eles são fáceis de ambientar e ótimos na hora de reunir amigos e familiares para rápidas refeições. Exercem, também, outra função: podem servir como mesa de apoio para pequenos objetos. 

Cabeceira estante

Para completar a lista dos móveis multiuso, temos um item que alia duas atividades essenciais na nossa vida: a leitura e o descanso. Uma cabeceira que apoia livros é um jeito prático de manter seus títulos organizados e sempre por perto, principalmente naqueles momentos de relaxar, antes de pegar no sono.

Ao usar cada cantinho de forma inteligente, você encontra novas possibilidades para sua casa e aproveita tudo o que ela pode oferecer.

E se quiser mais alguma dica sobre móveis multiuso, converse com a Italínea. Estamos sempre à disposição para otimizar o seu espaço.

Artigos relacionados

9 Armadilhas Comuns na Cozinha Planejada
6 segredos para um closet dos sonhos
Por que vale a pena ter um quarto com móveis planejados?

Fonte: Italínea - departamento de Marketing

Siga-nos no Instagram

@qgdesignitalinea
Solicite um orçamento

Solicite um
orçamento

Os móveis planejados dos seus sonhos estão esperando por você! Temos os especialistas perfeitos e prontos para desenvolver seu projeto de vida feliz de forma única e personalizada.